Saúde do homem e câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, que na maioria das vezes não apresenta sintomas em sua fase inicial (e quando apresentam são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata). Na fase avançada a doença provoca dor óssea, problemas urinários, infecções graves, dentre outros.


O diagnóstico precoce do câncer de próstata garante um tratamento menos invasivo e chances maiores de cura.  Exames laboratoriais também ajudam a monitorar a saúde da próstata, por isso, converse com o seu médico sobre os exames existentes, a sua condição de saúde e o seu histórico familiar, para que juntos vocês possam estabelecer o melhor acompanhamento da saúde da sua próstata conforme a sua idade.


O PSA (Antígeno Prostático Específico) em concentração adequada é fisiológico para os homens. Esse marcador é útil na detecção do tumor prostático e no acompanhamento do tratamento, porém o PSA também pode se alterar em outras situações clínicas. Quando o PSA livre é associado ao PSA total conseguimos uma determinação mais específica, que auxilia a diferenciar lesões prostáticas benignas de malignas.


Diversas formas do PSA livre foram identificadas como formas precursoras do PSA. Uma dessas formas, o p2PSA tem sido determinada como a mais específica para o câncer de próstata. Quando as medições de p2PSA são combinadas com o PSA total e livre, o índice resultante (Índice de Saúde da Próstata) demonstra uma melhora significativa para a detecção do câncer de próstata, em relação ao PSA isolado em homens com 50 anos de idade ou mais, com uma faixa de PSA entre 2 e 10 ng/mL e sem achados suspeitos no exame de Toque retal. O Índice de Saúde da Próstata indica uma probabilidade de câncer de próstata na biópsia do paciente.


É muito importante que você, homem, vá ao seu médico, faça os exames recomendados por ele e fique atento aos sinais do seu corpo. Cuide da sua saúde!