Saúde da mulher e câncer de mama

O câncer de mama é o resultado de uma multiplicação de células anormais da mama. Essas células podem formar um tumor e invadir outros órgãos. Embora existam diferentes tipos de câncer de mama, quando detectado nas fases iniciais as chances de cura são muito grandes. Conforme o INCA, 1 a cada 3 casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início.


É por isso que a Campanha Outubro Rosa incentiva todas as mulheres a conhecerem o seu corpo, irem ao médico, fazerem o acompanhamento da sua saúde, seus exames, conhecerem o seu histórico familiar e terem hábitos saudáveis de vida.


Inclusos no autocuidado da mulher estão a consulta de rotina ao ginecologista, bem como os exames laboratoriais do check-up, além de exames mais específicos, como o papanicolau (detecta alterações nas células do colo do útero), o CA 125 (marcador tumoral usado para o diagnóstico do câncer de ovário) e o CA 15-3 (marcador tumoral de excelência para o câncer de mama).


Os fatores hereditários e genéticos são um sinal de alerta para o câncer de mama. Para mulheres com histórico pessoal ou familiar de câncer de mama ou ovário, há um exame laboratorial feito por uma amostra de sangue que analisa se há mutação familiar nos genes BRCA 1 e BRCA 2, já que essa mutação pode elevar em até 80% o risco de desenvolver câncer de mama. Esse exame realiza um seqüenciamento completo dos genes e pesquisa mutações específicas, que podem indicar uma predisposição hereditária aos cânceres de mama e ovário. Dessa forma, as medidas preventivas podem ser tomadas com maior consciência.


Realizar o auto exame das mamas também é de suma importância para o rastreamento do câncer de mama... Cada corpo é único, e independente da sua idade, conhecer o seu corpo é essencial! Por isso, faça a apalpação das suas mamas e analise no dia a dia se há alguma alteração suspeita. Ao menor sinal de desconfiança, procure sempre o seu médico e não esqueça de realizar os exames preventivos!